Quais vantagens?

franquia online (2)

Investimento inicial baixo

Empreender pelo sistema de franchise tradicional já costuma ser mais barato que começar um negócio do zero. Afinal, não é preciso criar uma marca, fazer uma grande pesquisa de mercado ou sequer gastar com a divulgação inicial da empresa. Contudo, ainda é necessário investir no aluguel de um espaço para a instalação da loja, providenciar os devidos alvarás de funcionamento, comprar os equipamentos indicados pela franqueadora e contratar funcionários.

Com uma franquia virtual, no entanto, o investimento inicial é aliviado justamente por não exigir todas essas despesas. Nesse caso, o franqueado só precisa adquirir os equipamentos para tocar o negócio, dispensando até mesmo o investimento para desenvolver e programar sites, uma vez que, em geral, o sistema de vendas da franquia já é disponibilizado pelo franqueador.

Negócio já consolidado

Entenda: empreender requer ousadia. Afinal, é preciso lidar com os riscos de o negócio não prosperar tão rapidamente como o esperado e de enfrentar dificuldades para conseguir a aceitação dos consumidores, por exemplo. Com uma franquia virtual, no entanto, essas ameaças são drasticamente diminuídas.

Lembre-se de que, nesse cenário, o franqueado explora um modelo de negócio que já foi testado, usando uma marca que já é de conhecimento do público. Além disso, a franqueadora ainda disponibiliza seu know-how, fazendo com que a curva de aprendizagem do empreendedor seja muito mais acentuada. Assim fica fácil tocar um negócio mais lucrativo com rapidez e segurança!

Retorno mais rápido

Uma das maiores preocupações de quem decide apostar em franquias diz respeito ao tempo estimado para obter retorno sobre o investimento feito. A pergunta que sempre surge é: quantos meses serão necessários para que os gastos iniciais sejam quitados pelo próprio lucro da unidade de franquia? A verdade é que esse fator varia de rede para rede, podendo ir de poucos meses até a alguns anos.

Mas já podemos adiantar: justamente por exigirem investimentos iniciais menores, o retorno das franquias virtuais tende a aparecer bem mais rápido. Assim, os ganhos do negócio logo deixam de ser usados para pagar sua criação, passando a fazer parte das receitas disponíveis para fazer novos investimentos ou para implementar a lucratividade!

Autonomia garantida

É claro que, como o franqueado está ligado a uma marca maior, precisa seguir algumas regras. Isso é importante para não alterar a imagem de toda a rede, ao mesmo tempo em que assegura solidez e confiabilidade para todos os franqueados. Mas vale lembrar: o franqueado também é dono do negócio. Por isso, tem sim autonomia para tomar determinadas decisões — sejam elas operacionais ou estratégicas.

E a boa notícia é que, no caso das franquias virtuais, essa autonomia é ainda maior! Nesse caso, o empreendedor pode escolher onde vai trabalhar e quais serão seus horários de expediente. Para quem já tem outra ocupação ou já investe em uma outra empresa, essa opção é excelente, já que garante flexibilidade para tocar as atividades como for melhor.

Suporte a empresas já criadas

Um ponto bem interessante das franquias virtuais é que elas podem funcionar como porta de entrada para lojistas tradicionais se lançarem no mundo do e-commerce. Existem, por exemplo, opções para criar uma loja virtual de forma simples e rápida, mas nem por isso menos funcional, trazendo resultados sólidos.

As vantagens desse tipo de modelo também são consideráveis: o lojista tradicional tem o apoio de uma empresa especializada no mercado digital, consegue adaptar os recursos do site às necessidades específicas do negócio, além de ainda conseguir integrar seu e-commerce a grandes marketplaces — sites que reúnem várias lojas em uma só plataforma, que possuem grande visibilidade junto aos consumidores.

Categorias Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close